Quem sou e o que almejo.

QUEM SOU E O QUE ALMEJO

Quem é Anderson Areal

Anderson Areal, paulista de Santo André/SP. 48 anos, sendo que desde os 14 anos envolvido com manutenção automotiva. Iniciei na "arte", como muitos jovens da minha época, por adorar automóveis e fugir dos bancos escolares. Comecei como ajudante geral de oficina, na área de funilaria e pintura, lixando massa plástica, Ahhh aquelas massas plásticas de antigamente! Mais duras que pedra. Também tinha outros afazeres na oficina. Limpava, arrumava, buscava ferramentas, catava parafuso na "gloriosa sucata". Um balde ou similar com inúmeros parafusos, porcas, arruelas, pinos e tudo que sobra e pode ser usado um dia. Eu também empurrei muuuuitos carros. Mas, a grande expectativa mesmo, era poder dirigir os carros. 
Após esta fase inicial, passei para a área de mecânica, meio que forçado. O motivo: aos 16 anos meu pai me deu meu primeiro carro, um GORDINI 1967. Nossa que alegria !  Logo de cara descobri que a suspensão estava em frangalhos, depois os freios, depois o motor. Mas, foi por causa dele, do GORDA, um dos apelidos do Gordini, que comecei a sujar as mãos de graxa. Tudo era feito sob a supervisão de um mecânico amigo. Aliás, dois: Rubão e Know-how, apelido do Nivaldo outro Gordineiro. Ia aprendendo na raça, juntamente com meu grande amigo Fábio. Desmonta, ri, lava peça, ri, bate no dedo, ri, e assim vai. Foram muitas histórias...
Depois arrumei emprego em uma oficina conceituada em minha cidade, como ajudante também, mas com mais experiência. Dizia-se meio-oficial. O mecânico dono desta oficina era tido como um dos melhores da região, e era. O alcoolismo infelizmente o derrotou, mas aprendia muito com ele. Um dia, estávamos mexendo em um motor de um fusca, e perguntei a ele: - Chefe, porque o motor funciona? Eu queria saber era como e não o porquê? A resposta foi esta: - Funciona porque tem velas e gasolina. Poxa! A partir deste dia senti que precisava estudar sobre motores. 
A mecânica era algo que eu sempre tive muita facilidade em entender. Tudo me parecia tão óbvio, olhava para uma peça e já tinha noção de como funcionava. Faltavam-me dados e treinamentos técnicos, mas naquela época não havia internet, muito menos o google. O ápice era entrar para o SENAI. Mas para tanto, eu teria que trabalhar em uma empresa ligada a esta entidade.
Toquei a vida em frente e logo abri minha primeira "boca de porco" na garagem de casa, em sociedade com outro meio-oficial que conheci na antiga oficina. Compramos ferramentas, na época não eram tantas necessárias e especiais como hoje. Logo no primeiro dia já apareceu cliente e a coisa foi evoluindo. Sujando o chão da garagem, o corredor, o porão da casa dos meus pais e sentimos a necessidade de um lugar maior. Alugamos dois salões ali por perto e o serviço era abundante. 
Mas, como tudo o que é bom dura pouco... Este meu sócio aprontou uma e desfizemos a sociedade. Cada um por si. Vai daqui, vai dali, deixei a mecânica por um tempo e fui ser vendedor de botas de segurança de porta em porta, ambulante e sei lá mais o que. Mas, sempre pegava uns bicos de mecânica também.
Chegou a idade de "servir ao governo" e alistei-me na aeronáutica. Na inscrição, coloquei como profissão mecânico, porque já sabia que ir para a garagem do quartel era uma boa opção. E depois das primeiras seleções, os "escolhidos" para a garagem foram enviados para testes. O meu foi fácil. Só um platinado fechado. Putz, platinado! Eu era feliz e não sabia. Quem quiser saber o que é um platinado, depois me pergunte que eu explico.
Fiquei na garagem como motorista e mecânico. Lá tive minhas primeiras aulas de mecânica. Um novo mundo se abriu. Ali senti a grande necessidade de conhecer, a fundo, tecnicamente os motores, câmbios, suspensões e outras coisas que compõe um carro. Por meio de um documento oficial da FAB – Força Aérea Brasileira, eu e outros soldados, fomos enviados ao SENAI para o curso de mecânica automotiva. Lá aprendi primeiro a como ser organizado, como seguir normas e padrões, usados nas melhores oficinas do Brasil. Limpeza e disciplina acima de tudo! A partir daí, não parei mais de estudar assuntos relacionados a carros e similares. Eu acordava e dormia falando em motores, câmbios, etc. 
Fiz muitos cursos de especialização, palestras técnicas, simpósios. Onde tivesse uma oportunidade de aprender algo sobre mecânica lá estava eu. Inclusive fui um dos primeiros no país a fazer curso de Injeção Eletrônica. Os veículos com este sistema ainda nem havia sido lançados por aqui, mas estava se iniciando uma enorme mudança nos conceitos de manutenção em veículos. Tive oficinas próprias e também trabalhei como funcionário em minha carreira profissional. Isto me deu vários certificados e fui me conceituando no meio das oficinas. E em um destes treinamentos, um específico em freios fui convidado a me tornar um instrutor técnico e assistente de campo, de uma enorme multinacional nesta área. Nossa! Fiquei muito feliz. Fui à fabrica da empresa para uma qualificação técnica e aprender a como ministrar os treinamentos. 
Estive em varias capitais do nordeste e norte do Brasil aplicando estes conhecimentos e fiz muitas amizades. Simultaneamente, tinha também uma oficina. Eu era muito requisitado por outras oficinas para solucionar problemas crônicos, quando envolvia partes eletro-eletrônicas. Também houve matérias em jornal, periódicos na cidade onde eu morava citando meu nome e conhecimentos.
Mais a diante, fui convidado a trabalhar num grande grupo de concessionárias, que tinham como marcas BMW, Land Rover, Nissan e Kia, para o cargo de chefe de oficina. Gerenciei as equipes e organizei o setor de pós-vendas. Aprendi mais ainda com os treinamentos das marcas. Já podia aplicar e repassar todos os meus conhecimentos para meus colaboradores. Ministrei vários cursos internos. 
Fui convidado para ser instrutor do SENAI e SEST SENAT, no segmento de eletrônica embarcada. Novas oportunidades de aprender mais e poder repassar meus conhecimentos. 
Sempre estive envolto na área da reparação automotiva mas, também fui aprendendo coisas sobre outros tipos de veículos como motos, embarcações e aeronaves. Outra área foi a restauração de carros antigos. Adoro isto!  Não escaparam nem os aparadores de grama, quadriciclos e tantas outras coisas que já nem me lembro mais.
No ano de 1998, surgiu no Brasil uma certificação chamada ASE - Automotive Service Excellence. Uma entidade sem fins lucrativos, com o aval de muitas empresas fabricantes de peças e componentes. Também várias outras entidades do setor apoiava a ASE. Passávamos por uma rigorosa prova de conhecimentos específicos nas áreas, como freios, motores, suspensões, carroceria, ar condicionado, eletro-eletrônica e várias outras. Após aprovação, recebíamos um certificado, um escudo e um broche que nos identificava como um profissional capacitado para executar estes serviços. Esta certificação já existe nos EUA desde a década de 1970 e lá as oficinas tem o dever  de ter profissionais certificados por esta entidade, sistema muito parecido com a presença do farmacêutico numa farmácia aqui em terras tupiniquins. Eu prestei os testes para quase todas as modalidade de certificação, e tive êxito em todas. Fui por vários anos certificado pela ASE Brasil. Mas infelizmente, este projeto foi extinto no nosso pais. Uma lástima!
E não parei por ai. Aprendi a reparar TRANSMISSÃO AUTOMÁTICA, AR CONDICIONADO, REPAROS DE COLISÕES, APLICAÇÃO DE VIDROS. Morei de 1994 a 2004 em Fortaleza Ce, e em 2004, fixei residência em Florianópolis, onde montei uma pequena oficina para trabalhar com veículos 4x4 (outra paixão). Mas novamente fui chamado trabalhar em concessionária de veículos importados. Em 2009 me interessei pela arte de 
DSP (Desamassamento Sem Pintura)  ou chamado de MARTELINHO DE OURO. Técnica de tirar pequenos, médios e até grandes amassados sem ter a necessidade de repintar, e lá fui eu aprender a arte. Exige muita paciência e determinação.



Atualmente, retornei a Fortaleza e atuo como profissional em DSP  e também como PERSONAL CAR, aproveitando minha experiência em reparos e cuidados automotivos, auxilio e oriento as pessoas que não entendem, não gostam ou não podem dedicar tempo a seus veículos. Aliado a isto, sinto muita satisfação em poder repassar meus conhecimentos para as pessoas que me procuram. E posso também ajuda-lo (a) sendo seu PERSONAL CAR. Pode contar comigo! O mundo automotivo ficará mais simples e você mais satisfeito.
Abraços e sucesso a todos!

O que almejo? 
Ter um site com assuntos automotivos, com muita informação, imagens, vídeos e humor. Procuro assuntos diversos relacionados ao tema automóveis, e tenho uma predileção pelos carros antigos e especiais, que fizeram parte da história do automobilismo. E este site terá também o objetivo de orientar as pessoas que precisam de apoio técnico relacionados a manutenção preventiva e corretiva. Há muitas pessoas mau intencionadas, que não tem nenhum preparo para exercer a nobre profissão de REPARADOR AUTOMOTIVO. Há uma enorme deficiência de ética e profissionalismo nesto setor, onde visam prestar serviços de má qualidade ludibriando as pessoas que não conhecem nada ou muito pouco de automóveis. Sei que hoje em dia a informação está ao alcance de muita gente, através de várias formas, mas ainda vejo pessoas caindo nas armadilhas de oficinas e mecânicos desonestos ou despreparados.
Então tenho como objetivo trazer assuntos relacionados aos automóveis em geral,  numa linguagem simples, clara e objetiva, e deixo um espaço para os que tem dúvidas entrarem em contato comigo através deste site para que eu possa ajudar de alguma forma. 
Claro que não sou o melhor reparador que existe, preciso consultar sempre manuais e outros colegas para poder responder às dúvidas que me são dirigidas. O universo automotivo é muito dinâmico e encantador.
Então se você tiver alguma dúvida, sugestão ou colaboração, ficarei muito feliz em recebe-las.
Grato mais uma vez, e conte comigo.

Anderson Areal 

6 comentários:

  1. Parabéns pela sua história de vida, dedicação e entusiasmo, mas, principalmente, pela sua iniciativa de divulgar o conhecimento adquirido ao longo da vida. Conhecimento não é para ficar estanque e sim irradiado para todos os que querem aprender.
    Pena que você não more mais perto, caso contrário iria me candidatar a "aprendiz de ajudante", para tirar proveito dos seus conhecimentos.
    Saúde e $uce$$o é o que lhe desejo.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Anderson. Pessoa como você, faz com que sintamos orgulho de sermos brasileiros!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pela iniciativa Anderson. Tu és a prova viva de que o conhecimento é universal. Temos que ter a humildade de reconhecer que nunca aprendemos tudo, e nem podemos. Mas o que aprendemos de bom, de útil, que repassemos ao nosso próximo como forma de enaltecer o conhecimento e cultura de cada um. Muito sucesso na sua empreitada!

    ResponderExcluir
  4. Cara sua história é inspiradora, parabéns por essa lição de humildade e honestidade que nos passa. Sou um amante dos carros, desde criança, hoje trabalho como projetista de produto, especializado em acabamento interno, já atuei como projetista de motor ciclo otto e diesel e também com suspensão. Não sou profundo conhecedor da mecânica automotiva, gostaria de saber muito mais, mas sou fascinado por carros e sua engenharia. Mais uma vez parabéns, mundo precisa de mais pessoas como você. Abraços

    Enderson Fabiano Corrêa Leme

    ResponderExcluir
  5. Show de bola! Bela História de vida, quase uma biografia... Fiquei viajando enquanto lia e me imaginando no seu lugar, uma sensação mágica. Tenho 22 anos e também sou apaixonado por carros. Gostaria eu de ter tido uma oportunidade parecida com essa... Parabéns pela dedicação e obrigado por compartilhar conosco tudo isso...

    ResponderExcluir
  6. Parabéns pela sua bela história de vida. Moro em Fortaleza também e me interesso bastante por carros. Viajo bastante mas quando tiver um tempo em casa quero visitá-lo e entender melhor como seria um personal car. Parece interessante. Abraço.

    ResponderExcluir

Os comentários serão moderados, e em caso de conterem palavrões, incitações racistas de qualquer natureza, religiosas, políticas/partidárias, sobre times de futebol, propagandas de pirâmides de qualquer natureza, ou outro motivo que acharmos por bem não publicar serão eliminadas. Mantenhamos a cordialidade e a educação.
Agradecemos a compreensão de todos.